especialistas em desenvolvimento infantil

7 especialistas em desenvolvimento infantil que podem te ajudar

Primeiramente é importante destacar que não é necessário observar sinais de risco para procurar especialistas em desenvolvimento infantil. O interessante é, se possível, oferecer um acompanhamento profissional para diminuir riscos de diagnósticos tardios.

Quando o assunto é desenvolvimento infantil, é comum que muitos pais tenham preocupações e angústias. Isso é bastante compreensível, já que a criança se desenvolve, nos primeiros anos de vida, mais rapidamente do que em qualquer outra etapa. Os momentos iniciais são muito importantes e seus efeitos podem durar a vida toda.

Pensando nisso e para ajudar você a entender melhor quais profissionais procurar, separamos 9 especialistas em desenvolvimento infantil que serão muito importantes ao longo do desenvolvimento da sua criança.

 

7 especialistas em desenvolvimento infantil

especialista em desenvolvimento infantil

1. Pediatra

O médico pediatra acompanha o bebê desde a primeira semana de vida em consultas regulares. Essas consultas costumam ser mensais no primeiro ano, diminuindo para visitas trimestrais no segundo ano e com intervalos de seis meses entre 3 e 7 anos. Após os 8 anos, passam a ser anuais. A periodicidade do acompanhamento é importante para o desenvolvimento infantil, já que o médico será capaz de definir alguns detalhes necessários para cada etapa da vida da criança.

 

2. Psicóloga

A psicologia pode ser uma ótima aliada para um desenvolvimento emocional saudável da criança. Na maioria das vezes a procura por esse profissional está relacionada ao mau desempenho escolar e distúrbios comportamentais e emocionais (hiperatividade, depressão, medo da socialização, etc.).

Na Tato Desenvolvimento, contamos com a ajuda da Jessica G. L. Albertini, que atua primariamente na intervenção precoce em autismo e como pesquisadora na área de saúde materno-infantil. Possui também treinamento profissional em Intervenção Precoce para crianças com autismo no Modelo Denver.

Ela é especialista em Saúde Mental pela Universidade Paulista e em Psicologia Hospitalar pelo HCFMUSP. Precisando de ajuda? Entre em contato.

 

3. Fonoaudióloga

A fonoaudiologia vai muito além de problemas de fala. Além da linguagem oral, esse profissional atua nas dificuldades da linguagem escrita, como nos casos de dislexia, além de auxiliar as crianças com problemas na voz, na respiração e dificuldades para engolir, mastigar ou sugar.

O tratamento fonoaudiológico também ajuda em habilidades sociais e na leitura, na medida em que atua no desenvolvimento correto da fala e da linguagem. A equipe da Tato conta com três profissionais.

Edinizis Belusi é fonoaudióloga pela USP e mestre em linguística pela UnB. Atua primordialmente com intervenção precoce intensiva e nas alterações do desenvolvimento há sete anos.

É especializanda em análise aplicada do comportamento, possui formação no modelo Denver de intervenção precoce (ESDM-UC Davis) e para diagnóstico de TEA (ADOS-II). Tem vasta experiência no acompanhamento, avaliação do desenvolvimento infantil e na orientação e treinamento de pais e profissionais em todo o Brasil.

Patricia Bassan Conrado é fonoaudióloga formada pela Unicamp, com formação em Reabilitação Neurológica pela Unifesp e em Eletroterapia e Laserterapia. Possui experiência em dificuldades de alimentação em adulto, neonatal e pediátrica, além de ser consultora em dificuldades de amamentação.

Ana Carolina Pinguelli é fonoaudióloga pela UFRJ e especialista em motricidade orofacial.  Tem importante experiência em alterações do desenvolvimento,  atuando especialmente na intervenção precoce e em equipes especializadas em equoterapia, com pacientes com encefalopatia, TEA e deficiência intelectual. Possui formação avançada no Modelo Precoce de Denver, pelo Mind Institute (UC-Davis) e curso de Laserterapia aplicada à Fonoaudiologia.

Precisando de ajuda? Entre em contato.

 

4. Terapeuta Ocupacional

Esse profissional é voltado ao estudo, à prevenção e ao tratamento de indivíduos com alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psico-motoras, decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos ou de doenças adquiridas. Utiliza-se a atividade humana – como um processo criativo, lúdico, expressivo, evolutivo, produtivo e de auto manutenção – como base de desenvolvimento de projetos terapêuticos específicos.

A terapeuta ocupacional da Tato Desenvolvimento é a Karen S.E. Moedinger. Formada pela UFPR, possui vasta experiência em alterações do desenvolvimento, atuando em instituições especializadas nos últimos 10 anos. É certificada em Integração Sensorial de Ayres (CLASI), pós graduada em neuropediatria (IBRATE), especialista em autismo (formação em Ensino estruturado; ESDM) e com experiência em avaliação do desenvolvimento (PEP-R e PEDI-CAT).

Precisando de ajuda? Entre em contato.

 

5. Pedagoga

A pedagoga tem como base compreender o desenvolvimento humano e trabalhar para que ele aconteça plenamente. Além da dimensão afetiva do cuidado, ela auxilia a criança na identificação de suas necessidades.

A Josiangela Feitosa é a pedagoga parceira da Tato, com formação no modelo precoce de Denver pelo Mind Institute e pelo Instituto Farol, especializanda em análise aplicada do comportamento, com formação no programa TEACCH e grande experiência em avaliação do desenvolvimento (PEP-R).

É especialista em intervenção precoce em autismo e possui também importante experiência na educação infantil. Atua exclusivamente na intervenção precoce nos últimos anos e atuou em instituição junto a crianças e adolescentes com deficiência intelectual.

Precisando de ajuda? Entre em contato.

 

6. Fisioterapeuta

A fisioterapia é muito importante tanto para tratar quanto para prevenir doenças e atrasos no desenvolvimento motor infantil. O tratamento pode iniciar desde os primeiros meses de vida e os exercícios buscam colocar à prova suas habilidades motoras para melhorar a mobilidade, a percepção e os reflexos.

Nossa fisioterapeuta Júlia Marieta Dourado é formada pela UNI-RN e possui formação em atividades psicomotoras para educação infantil no PEDIASUIT, em Integração Sensorial combinado a Neurodisfunção, em Fisioterapia Aplicada ao Transtorno Espectro Autista e em Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação/Dispraxia em crianças.

Atua como fisioterapeuta no serviço privado na área de intervenção motora intensiva em crianças com TEA. Concentra seus estudos no desenvolvimento motor infantil e intervenção precoce.

Precisando de ajuda? Entre em contato.

 

7. Psiquiatra

A psiquiatria é uma das especialidades da medicina e visa o diagnóstico e tratamento de transtornos mentais e de comportamento. A avaliação psiquiátrica na infância geralmente é procurada devido a alterações no desenvolvimento (atrasos na fala, na coordenação motora, etc.), dificuldades de aprendizagem, timidez excessiva, ansiedade, insônia, conflitos familiares e diversos outros.

A equipe da Tato conta com a psiquiatra Lisiane Motta, médica pela UFPel. Ela é psiquiatra da infância e adolescência pelo HCPA, psicoterapeuta da infância e adolescência pelo CELG e mestre em psiquiatria pela UFRGS. 

Possui formação para aplicação do ADOS e ADI-R e em Intervenção Precoce baseada no Modelo de Denver e atua em serviço de psiquiatria hospitalar junto a crianças e adolescentes. Atualmente concentra-se no diagnóstico e intervenção precoce nos transtornos do espectro autista.

Precisando de ajuda? Entre em contato.

“Ao falar em desenvolvimento infantil, em especial da minha filha, não posso deixar de pensar na intervenção precoce. A intervenção aplicada pelos profissionais e por nós, pais, mudaram o nosso presente e futuro. A Edinizis, da Tato Desenvolvimento, teve um papel muito importante em tudo isso.

Foi o nosso primeiro contato com o Modelo Denver e foi a primeira pessoa a acolher nossa família, que estava em total desespero e sem saber que caminho seguir. Graças a Deus, nunca saberemos como seria a nossa filha caso não tivesse tido intervenção intensiva desde 1 ano e 7 meses. Hoje, com 2 anos e 9 meses, ela não acumula mais atrasos e já não são mais necessárias tantas horas de terapias. Hoje trabalhamos apenas aspectos pontuais.

Meu desejo é que mais famílias tenham acesso ao conhecimento, não só sobre autismo, mas também sobre o que esperar do desenvolvimento de seus bebês. É preciso que esteja claro para toda mãe e todo pai quais são os marcos do desenvolvimento infantil e o que fazer se eles não forem atingidos no tempo esperado. Acreditar na máxima de que cada criança tem seu tempo pode ter consequências irreversíveis, pois a neuroplasticidade desses pequenos nunca mais será a mesma.

Desejo que todas as famílias não dependam apenas de opiniões (nem sempre qualificadas, infelizmente) de profissionais que muitas vezes não estão atentos às sutilezas do desenvolvimento ou não estão atualizados quanto às melhores abordagens terapêuticas em situações específicas que envolvam atrasos no desenvolvimento infantil. Hoje temos um bebê de 5 meses. Estamos mais atentos e fazendo as estimulações indicadas. Nada é garantido, é claro, mas o prognóstico é imensamente melhor quando há o envolvimento da família e a aplicação das melhores práticas disponíveis.”

Caroline Peixoto

A Tato Desenvolvimento quer proporcionar para as crianças uma plena estimulação do desenvolvimento, especialmente para as que tenham alguma alteração no desenvolvimento normal e capacitar os pais a serem os primeiros a identificar essas alterações e intervirem. Conheça nosso trabalho!

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *