7 sinais de que seu filho não está se desenvolvendo bem

Você está perdido sem saber se o seu filho está se desenvolvendo bem, não sabe observar se tem algo fora do normal? Então você está no lugar certo. Nós podemos te ajudar!

Fizemos uma lista com os principais sinais de alerta para que você fique atento e seja capaz de levar essas questões a uma consulta médica e não fique perdido sem ter em mente o que relatar, ainda que normalmente o profissional de saúde faça perguntas. 

Seu filho pode não estar se desenvolvendo bem, se:

1. Não se acalma com a voz dos pais 

Durante a gestação o bebê está acostumado a ouvir a voz dos pais, especialmente da mãe. Escutar a voz da mãe traz segurança ao recém-nascido, em meio a um mundo novo existe algo que é familiar. Isso mostra que o bebê está reagindo emocionalmente.

2. Não faz contato visual

Nos primeiros dias de vida o bebê tem a visão limitada, aos poucos ele vai conseguindo distinguir cores, formas, enxergar coisas a uma distância maior. O rosto humano é algo muito interessante para os bebês, contudo, algumas condições neurológicas podem afetar essa habilidade de focar a atenção em rostos.

3. Não sorri

Por volta dos dois meses é comum que o bebê sorria, expressando emoções. Nessa fase, já esperamos o sorriso social, em que o bebê sorri em resposta ao seu sorriso.

4. Não reage a barulhos

É natural o bebê reagir a barulhos, já que tudo é estranho para um recém-nascido. Som de porta batendo, objeto caindo no chão, um espirro… tudo isso são barulhos altos para alguém que ouvia tudo de modo abafado quando estava dentro da barriga da mãe.

O bebê que não reage a barulhos precisa de atenção. O teste da orelhinha é um exame feito rotineiramente na maternidade para identificar problemas de audição: observe se o mesmo foi realizado e se está tudo certo para eliminar essa opção. Além dos problemas de audição, condições como o autismo podem afetar a capacidade da criança de responder a estímulos auditivos do ambiente.

5. Não emite sons

Assim que o bebê nasce começa a se comunicar, por meio de linguagem corporal e pelo choro. Com o passar das semanas ele começa a balbuciar, emitir sons que parecem com a fala. Se o seu bebê é muito silencioso, chora pouco e produz poucos sons de balbucio, é preciso atenção. 

6. Não sustenta o próprio corpo

Aproximadamente com um mês de vida o bebê passa a sustentar a cabeça, os músculos estão se fortalecendo, esse é um marco importante para adquirir novas habilidades motoras. Aos 6 meses já deve sentar-se e ser capaz de sustentar o tronco.

7. Não fixa o olhar nas coisas à sua volta

O bebê ao encarar objetos e pessoas demonstra que tem interesse no que vê e que a visão está se tornando cada vez mais nítida. Os bebês costumam fixar o olhar em objetos que despertem seu interesse.

Além disso, devem ser capazes de desengajar esse interesse para um objeto novo que lhe seja apresentado. Se o bebê se mostra indiferente às coisas à sua volta, ou extremamente fixado em um item específico, isso merece atenção.

Aqui listamos apenas sete sinais de que o seu filho não está se desenvolvendo bem, vá além e fique por dentro dos marcos de desenvolvimento. Ninguém melhor do que você para reconhecer em que área o seu filho precisa de ajuda.

Reconheceu algum desses sinais? Não hesite em procurar ajuda, os profissionais da Tato estão prontos para te ajudar!