O leite materno é suficiente para a nutrição e hidratação?

O leite materno não só é suficiente como traz inúmeros benefícios! A alimentação do bebê com 3 meses deve ser por amamentação exclusiva e recomenda-se que seja mantida até o sexto mês.

Não são necessários complementos como água, chás ou sucos, pois a amamentação é suficiente para manter a nutrição e hidratação do bebê. O leite materno é mais facilmente digerido do que fórmulas infantis em pó.

Ainda: ajuda a reduzir cólicas, evita diarreia, fortalece o sistema imunológico, desenvolve o sistema nervoso, previne a obesidade e alergias alimentares. Como anda a amamentação do seu bebê?

Meu bebê não para nunca de mamar! E agora?

No primeiro mês de vida, o bebê mama! Muitooo! E não só pode como deve mamar sempre que quiser. Neste primeiro momento, não se preocupe tanto em restringir horários e rotina de mamadas.

É um tempo de adaptação do corpo da mãe e da necessidade do bebê. Se você é o pai ou está ajudando a cuidar da mãe que teve bebê recentemente, cuide para que ela beba muita água e se alimente bem. 

Minha dica é: a cada mamada, a garrafinha de água precisa estar abastecida e ao alcance da mamãe! Leite materno é a melhor coisa que existe…

Se tiver alguma dificuldade com esse processo, procure consultoras de amamentação e o auxílio do pediatra. Se na sua cidade há o serviço do Banco de Leite, é uma ótima opção também.

Leite materno: como são as refeições aos 2 meses?

Como dito acima, toda a nutrição que seu bebê precisa até os 6 meses pode ser encontrada no leite materno. Aos 2 meses, o bebê suga e engole facilmente durante a amamentação e a língua se move para trás e para frente para sugar, tanto o mamilo quanto a mamadeira.

Você deve ver sinais de fome de 8 a 12 vezes em 24 horas. Os bebês recém-nascidos precisam mamar muito porque estão crescendo rapidamente. Entre o nascimento e os 6 primeiros meses de vida, eles tendem a dobrar de peso!

4 meses: seu bebê sinaliza que está com fome

É importante saber que o bebê começará a sinalizar que está com fome colocando as mãos perto da boca. Dicas para os pais: quando ele sinalizar que está com fome, responda dando leite materno. Qualquer outra conduta nessa fase precisa ser discutida com seu pediatra!

Quer saber mais sobre o desenvolvimento infantil? Então você não pode deixar de baixar o manual gratuito que preparei para as mães de primeira viagem!