Se você é pai ou mãe, profissional da saúde ou da educação, médico, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, cuidador, professor, auxiliar de sala, enfermeiro, TO, psicólogo… Ou que, de algum modo, atua ou convive com crianças, eu tenho um recado para te dar: você precisa entender as fases do desenvolvimento infantil.
Seja para ajudá-las promovendo e estimulando o melhor desenvolvimento possível, ajudando a fazer possíveis diagnósticos precoces, ou para ser um profissional mais completo e entendendo o desenvolvimento global. Estudos americanos e britânicos sugerem que a intervenção precoce pode significar uma economia de mais de um milhão de dólares ao longo de toda a vida do indivíduo!
Um único sinal pode não significar muita coisa, mas também pode ser um sinal de alerta. O ideal é (sem pânico) a observação. Percebendo o sinal, a família precisa estar alerta aos outros marcos do desenvolvimento, para ver como a criança vai adquirindo as próximas fases.
Para conhecer os marcos do desenvolvimento e muito mais sobre maternidade, baixe nosso manual para mães de primeira viagem.
O conhecimento traz segurança
Você, mãe, é a maior especialista no seu filho. Você, mais do que ninguém, consegue ajudar na estimulação da criança; dominando o desenvolvimento infantil, então, não tem pra ninguém!
Eu, Edinizis Belusi, ando esse Brasil todo. Acompanho crianças em mais de 10 estados. E posso dizer com propriedade que existem MUITOS “profissionais certificados” que não são capazes de construir um raciocínio de neurodesenvolvimento.
Não adianta fazer todos os cursos e certificados e não entender A FUNDO o desenvolvimento típico, sendo capaz de raciocinar em cada caso que se apresente. Antes de aprender sobre autismo ou sobre qualquer transtorno do desenvolvimento, você precisa conhecer o DESENVOLVIMENTO!
O que são as 7 fases do desenvolvimento infantil?
Eu dividi o desenvolvimento infantil, especialmente da primeira e segunda infância, em sete fases de acordo com o perfil com que as crianças brincam: é o que chamo de jogo do tato. Esse é o método que utilizo em meu curso “As sete fases do desenvolvimento infantil“.
Consegui reunir – objetivamente – os dados tão desejados sobre o “mapa” do desenvolvimento infantil. Você encontra exatamente o que esperar de cada fase do desenvolvimento.
Lá, você aprende a relação entre as diversas áreas que compõem didaticamente o desenvolvimento infantil. Aprende a avaliar o desenvolvimento e, principalmente, a estimular CORRETAMENTE para que a criança se torne o MELHOR adulto que ela pode ser.
Você terá recursos para chegar a diagnósticos muito precoces; e já sabemos que a precocidade é o principal fator de sucesso para qualquer tratamento.
Percorremos as seguintes fases:
0-12 meses – nascimento até um ano e meio
12-18 meses – um ano até um ano e meio
18-24 meses – um ano e meio até dois anos
24-36 meses – dois a três anos
38-48 meses – três a quatro anos
48-60 meses – quatro a cinco anos
60-72 meses – cinco a seis anos
Nesses anos de acompanhamento do desenvolvimento infantil, eu atendi muitos profissionais, muitas famílias. Ensinando, treinando, orientando.
Chegou a hora de você, também, de qualquer lugar do Brasil ou do mundo, saber precisamente o que esperar em cada fase do desenvolvimento infantil.
Para que você entenda – de modo profundo, mas muito prático – o desenvolvimento na primeira e segunda infância e saiba como estimulá-lo, clique aqui.